A vida se renova em cada ação rotária!
A vida se renova em cada ação rotária!
As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Além disso, muitas apresentam aplicabilidade econômica, sendo muito utilizadas pelo ser humano. E para o Rotary tem uma importância ímpar esse dia 21 de setembro, pois o cuidado com a natureza é o cuidado com a vida e consequentemente uma das metas do Ano Rotário 2020/2021. Sem cair no clichê sempre é bom recordar alguns lembretes sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a humanidade:
Servem de abrigo para uma grande quantidade de seres vivos. Muitos animais fazem morada nesses locais, como as aves;
Capturam gás carbônico da atmosfera, funcionando como reservatórios de carbono;
Fornecem alimento para vários organismos vivos, inclusive os seres humanos;
Ajudam a evitar a erosão do solo;
São responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração. As árvores das florestas liberam grande quantidade de água por evaporação, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima;
Fornecem sombra que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.
Fornecem madeira, que é usada como matéria-prima para a construção de móveis e casas;
Fornecem celulose, que é usada na fabricação de papel;
Algumas apresentam componentes importantes que podem ser utilizados na fabricação de medicamentos e de cosméticos;
Ajudam a barrar ruídos, sendo importantes nas áreas urbanas.
Percebemos, portanto, que as árvores são essenciais para o nosso planeta. Sendo assim, é fundamental preservá-las, estimular campanhas de reflorestamento, e também ensinar às pessoas sobre a importância desses seres vivos por meio da educação ambiental.
Nesse sentido, engajado nessa proposta do cuidado com o Meio Ambiente, o Rotary Club de Paim Filho finalizou a segunda etapa do plantio das mudas ( recebidas do Ex-Governador Nelson Tesser – uma diversidade ímpar, contribuindo para o reflorestamento do Arroio Tigre e outros locais importantes para o município), que aconteceu no início de setembro, com companheiros rotarianos e voluntários. E no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, reuniu para o plantio os filhos dos companheiros, a nova geração de rotarianos, que certamente darão continuidade ao Rotary Club de Paim Filho e terão o compromisso e o cuidado com o meio ambiente. A Árvore escolhida para o plantio com as crianças e os adolescentes foi a sequoia. Árvore típica da América do Norte, possui vida longa, podendo atingir 100 metros de altura e durar centenas de anos. Com uma analogia à vida, a “sequoia” crescerá e acompanhará a caminhada das novas gerações. Estaremos monitorando o crescimento dessa frondosa árvore como se cuida da vida, do companheiro Rotário, regando-a para que a vida e o crescimento siga seu curso natural, firmando o compromisso do servir. Lembremos que: “As grandes renovações nunca vêm de cima: vêm sempre de baixo. Assim como as árvores não crescem nunca do céu para o chão e sim do chão para o céu, embora as sementes tenham um dia caído de cima."( autor desconhecido)
Postado em 22 de Setembro de 2020 por Rotary Club de Paim Filho